segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Surucucu-Pico-De-Jaca
O Surucucu-Pico-De-Jaca(Lachesis muta) se encontra Amazônia e na Mata Atlântica (da Paraíba até o norte do Rio de Janeiro). Vive na mata densa, e úmida, em tocas de pedra ou em galerias de animais silvestres. Sua reprodução é ovípara . O nome "muta" de origem latina significa "muda", referindo-se ao fato de essa espécie parecer com a Cascavel, mas sem ter um guizo ou chocalho na ponta da cauda. No Acre, essa espécie de cobra é eventualmente chamada de Cascavel por alguns moradores da floresta, devido o comportamento dela vibrar a cauda que no chão da floresta pode fazer um ruído que eles atribuem ao som de um chocalho. As protuberâncias cônicas de suas escamas lembram uma casca de jaca.
 




lembrando que há fonte das imagens


Urutu-Cruzeiro
O Urutu-Cruzeiro (Bothrops alternatus)  é uma cobra muito venenosa. Seu veneno é um dos mais tóxicos entre todas as cobras encontradas em território brasileiro. Esse tipo de cobra vive, em média, vinte anos. Ela Possui as presas vazadas por canais, utilizados para inocular o veneno, que é produzido pelas glândulas. Se encontra na América do Sul. Vive nos campos cerrados, em campos cultivados, e em brejos. Sua reprodução é vivípara e são revestidos de pele e também contém escamas. Urutu Cruzeiro o Terror



lembrando que há fonte das imagens
Gavial
O Gavial-da-Malásia (Tomistoma schlegelii) se encontra na Malásia e Indonésia. O seu habitat é Rios, lagos e pântanos. Seu revestimento são placas ósseas, sua reprodução é ovíparos, ou seja, põe ovos.  Ele possui tipicamente um focinho alongado e fino com muitos dentes, lembrando um peixe-espada, sendo assim um especialista em caçar peixes. O gavial-da-malásia possui esse nome devido à semelhança de seu focinho com o do verdadeiro gavial, podendo ser chamado também de falso-gavial.

 Gavial indiano

lembrando que há fonte das imagens
Teiú
O Teiú (Tupinambis merianae) se encontra ao longo das  Américas . Tupinambis merianae, trata-se do maior e mais comum lagarto no Brasil, sendo encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina. Habita regiões de cerrado, mas pode ser observado também em regiões mais úmidas como florestas, bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas, inclusive em regiões de clima temperado como é o caso dos teiús argentinos. O animal, quando encontrado no seu habitat natural, é conhecido sobre tudo por sua agressividade e voracidades ou dentro de matas abertas. Seu revestimento são escamas cheias de manchas claras. Sua reprodução é ovípara sua alimentação é variada, incluindo moluscos e artrópodes, vegetais, frutas, ovos, roedores, aves e anfíbios.
Comportamento social, hábitos diurnos e terrestres. Passa a maior parte do tempo à procura de presas. Ameaçado, pode ficar imóvel, camuflando-se, ou fugindo rapidamente, fazendo muito barulho. Costuma invadir galinheiros atrás de ovos e pintinhos.
 .põe em média 25 ovos, que demoram três meses para eclodir. Os filhotes nascem esverdeados e essa cor desaparece de acordo com seu desenvolvimento.
Predadores: quati, gambá, gavião, cachorro-do-mato.
teiu






 lembrando que há fonte das imagens




Tartarugas-Gigantes
As Tartarugas-gigantes ou Tartaruga-de-couro (Dermochelys Coriacea) , elas são divididas em : tartaruga marinha gigante e a tartaruga terrestre gigante. A tartaruga marinha gigante alimenta-se de moluscos, algas, crustáceos e carne. Já as tartarugas terrestres gigantes é basicamente onívora, pois em ilhas remotas como as de Galápagos, os animais não se podem se dar ao luxo de escolherem muito os alimentos. Alimentam-se de ervas, ramos, frutos, cactos, restos de animais mortos e até excrementos. As tartarugas gigantes são encontradas nas ilhas Galápagos, no oceano Pacífico, e nas ilhas Seychelles, no oceano Índico.  , habita áreas de alto-mar nos oceanos, seu revestimento e uma carapaça  de cor negra ou cinza com pontos pequenos brancos. As patas desse animal são compridas, em forma de nadadeiras, são cobertas de pele e desprovidas de unhas.  Sua fecundação e interna.

lembrando que há fonte das imagens


terça-feira, 16 de setembro de 2014

                                          Rã flecha
A rã flecha (Dendrobates pumilio) , a rã flecha é relativamente pequena que ocorre na costa do Caribe da América Central desde Nicarágua até o Panamá, habitando planícies de florestas tropicais no nível do mar. Sua reprodução acontece quando eles, colocam os ovos no chão da floresta, normalmente embaixo de folhas, onde um dos pais toma conta até que eles eclodam. Em seguida o macho ou a fêmea levam os girinos em suas costas até uma cavidade de alguma árvore ou até uma poça d’água em bromélias, às vezes um a um (Dendrobates pumillo ) como tivemos a oportunidade de registrar na Costa Rica. O desenvolvimento se dá no novo ambiente aquático. A pele da rã flecha e revestida de um muco para deixar sua pele mais umida,sua pele possui uma neurotoxina(ou seja veneno).
 http://hypescience.com/675894-os-10-sapos-mais-estranhos-do-mundo/)


                    curiosidades: “Diferente de outras rãs, essas são espécies ativas no dia de hoje, e exibem uma cor brilhante em seu corpo. As dendrobatids são tóxicas, sendo que os níveis de toxicidade são variáveis entre as espécies, e de uma população para outra. Muitas espécies estão em risco. Esses anfíbios são constantemente chamados de “rãs flechas”, devido aos ameríndios que usavam suas secreções tóxicas para envenenar suas flechas e caçar animais maiores.”




Rã Gigante da Zâmbia
A rã gigante da zâmbia (Conraua goliath), ela habita rios das florestas tropicais quentes, com fundo de areia e rochas. se caracterizam por apresentar pele lisa e membranas entre os dedos dos membros posteriores, é uma espécie africana de anfíbio anuro, é encontrada numa área restrita compreendendo regiões dos Camarões e Guiné Equatorial. Como todos os anfíbios, a água é vital para a sua reprodução. Os machos constrói as áreas de desova e reprodução ao lado e dentro dos rios, empurrando as rochas em padrões semicircular
http://biogilmendes.blogspot.com.br/2011/09/ra-gigante-achada-na-malasia.html
http://hypescience.com/675894-os-10-sapos-mais-estranhos-do-mundo/) 
 Curiosidades: “A rã-golias ou Conraua goliath é um dos maiores anfíbios da terra. Pode crescer até 33 cm do comprimento, e pesar 3kg. Esse animal vive em um habitat relativamente pequeno, principalmente na África Ocidental (perto de Gabon). Essa espécie pode viver até 15 anos, e se alimenta de escorpiões, insetos e rãs/sapos menores. Elas podem escutar, mas não coaxam”.



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

                               Animais vertebrados: Peixes ( Celacanto e Peixe-Tigre-Golias)




                                     
Peixe celacanto
O peixe celacanto (Latimeria chalumnae) , são animais marinhos , ou seja , do mar. Sua reprodução é sexuada , e geralmente possuem entre 5 e 25 crias. Esses filhotes de celacantos jovens estão totalmente formados e capazes de sobreviver por conta própria assim que eles nascem. Além disso muito pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos dessa criatura.
O seu corpo é coberto com escamas ósseas, sua característica mais importante é a presença de barbatanas , peitorais e pélvicas. Seu corpo é viscoso e robusto e possuem oito nadadeiras, a cabeça é protegida por um escudo de placas ósseas.
Estes animais eram dados como extintos ate ser encontrada uma espécie de celacanto na África do Sul, em 1938 , e outra espécie na Indonésia, em 1997. Eles não são encontrados facilmente, pois costumam ficar a 500 metros de profundidade, principalmente em “grutas”. 
Fonte de pesquisa:   
http://www.saudeanimal.com.br/celacanto.htm          https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080807170636AAsWIiN)
 http://nautilussubmarino.blogspot.com.br/2012/06/celacanto-latimeria-chalumnae.html
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/celacanto.htm
  http://www.peixes.info/peixe-celacanto.html
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080514154514AADlySl


 curiosidades: "Os celacantos são peixes muito especiais e, quando foram descobertos, foram considerados fósseis vivos".


Peixe-Tigre-Golias
O Peixe-Tigre-Golias (Hydrocynus goliath), são animais que vivem em rios e lagos. Sua reprodução é sexuada, acontece sempre no verão. Depois de ser fecundada, a fêmea deposita milhares de ovos nas margens dos rios e lagos , os quais eclodem entre 2 à 4 dias. Os filhotes já iniciam a vida com instinto de caça. A alimentação nos primeiros dias é a base de zooplânctons e larvas de inseto.
O corpo desses animais é coberto por escamas. Na boca possuem 32 dentes, uma nadadeira caudal e um par de nadadeira pélvicas, pertencem a mesma família da piranha e classificados como osteíctes.
É uma espécie africana que habita o rio Congo.
Fonte de pesquisa:
 http://brunochavesanimais.blogspot.com.br/2012/09/peixe-tigre-golias.html
http://www.epochtimes.com.br/tres-especies-de-peixes-estranhos/#.VAzsGfldVqU
 http://toinhoffilho.blogspot.com.br/2011/09/mar-aberto-peixes-estranhos.htm
http://www.iloveanimais.com/2013/05/peixe-tigre-o-peixe-que-e-mais-poderoso.html

curiosidades:"Durante a sua juventude, os monstros do rio são vitimas habituais de crocodilos, peixes predadores e aves, porém quando se encontram no seu estado adulto o único predador conhecido é o ser humano".